sábado, 30 de junho de 2018

Oscar Tabárez e a Educação Pública




Partilhar informação errada está sempre errado, mesmo que a mentira possa, à primeira vista, favorecer-nos.

A informação acima apresentada numa imagem que está a ser amplamente e acriticamente divulgada no Facebook, não corresponde à verdade. Seria bom demais que alguém aproveitasse as luzes do estrelato futebolístico para passar uma mensagem importante. Infelizmente não foi o que aconteceu.

Diz a imagem que Oscar Washington Tabárez, selecionador do Uruguai pediu ao governo para que aprovasse uma lei que garantisse 6% do PIB do país para a Educação Pública. Teria dito, inclusive, que “de nada adianta ganhar o Mundial se nossas crianças não sabem sequer onde fica a Russia”. Mantenho o texto como aparece, com a evidente tradução em português do Brasil e sem acentuação em Rússia.

Não é dito nessa imagem, mas a citação é de uma carta que teria sido escrita pelo técnico do Uruguai, mas que é, obviamente, apócrifa, ou seja, não foi ele quem a escreveu.

Quem o deixou bem claro foi a filha de Tabárez, Tânia Tabárez, jornalista da TVCiudad, num tweet onde diz: “Se é para inventar uma carta do meu pai, ao menos façam-na sem erros ortográficos, não? Asquerosa, esta nova modalidade de faltar ao respeito às idéias e silêncios das pessoas” e termina com uma hashtag a apelar para as pessoas não compartilharem informação sem a checar primeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário